Prefeitura Municipal de de

• Outubro Rosa

29/10/2018 às 7:38 - Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de São Salvador do Tocantins, por meio da Prefeitura Municipal realizou durante todo o mês de Outubro ações que promovem a prevenção contra o câncer de mama, nos vários segmentos da sociedade salvadorenha.

A primeira ação realizada foi com a comunidade da Igreja Católica que, no último dia 10, recebeu a equipe da Saúde para ouvir sobre a importância do autoexame para detecção do câncer de mama.

Depois foi vez das alunas da Academia de Saúde de São Salvador e Retiro se informarem também sobre como é importante a prática de exercícios  físicos e boa alimentação para diminuir as chances de surgimento do câncer. Os idosos da Academia de Saúde também ouviram a Equipe Saúde sobre a necessidade de se fazer, pelo menos, um exame de mamografia por anos, a partir da idade de 49 anos.

A Igraja Assembleia de Deus, Ministério Madureira, aderiu às ações da Secretaria de Saúde promovendo o Culto Rosa e os fiés puderam ouvir da equipe informações sobre como proceder para a realização de mamografias no município.

O mês de ações dedicado à promoção do Outubro Rosa foi finalizado, no último dia 24, com uma palestra show que elevou a autoestima das quase 300 mulheres presentes no evento. Por meio de dinâmicas, brincadeiras, depoimentos emocinantes e um delicioso jantar, as mulheres de São Salvador receberam muita informação e tiraram dúvidas sobre como prevenir o câncer de mama.

" A noite de encerramento das nossas ações foi pensada e organizada com muito carinho para as mulheres de São Salvador. Nosso público que compareceu superou nossas expectativas e demonstrou como elas tem se preocupado com a Saúde", ressaltou a Secretária de Saúde, Júnia Tavares.

A Academia da Saúde apresentou números de dança e demonstrou um pouco dos exercícios dados em aula e brindes foram sorteados. Um grande desfile mostrou aos presentes os vários tipos de beleza em São Salvador e as mulheres transbordaram autoestima e alegria.